fbpx

O futuro do trabalho: como se adaptar aos novos tempos?

Escritório para advogados com segurança, localização e atendimento personalizado
22 de março de 2021
Proteção de Dados
Entenda a Lei de Proteção de Dados na Office 424
16 de abril de 2021
Exibir tudo

O futuro do trabalho: como se adaptar aos novos tempos?

Vivemos em um mundo que passa por várias transformações. Uma das mais sentidas é a mudança em relação ao trabalho. Novos formatos de contratação, novas maneiras de trabalhar em equipe, novas necessidades e antigas angústias: como se adaptar ao novo normal do mercado de trabalho, reforçado pela necessidade de distanciamento social provocado pela pandemia? O tempo não espera. E é preciso identificar e correr atrás das atitudes necessárias para seguir trabalhando, empreendendo e faturando sem maiores percalços. Por isso, separamos algumas ideias de como adaptar a sua realidade às novas posturas exigidas pelo novo mercado.

Mudanças aceleradas pela pandemia

Fundador do World Economic Forum (WEF), Klaus Schwab sentenciou: a humanidade está ingressando na Quarta Revolução Industrial. Uma era de união entre tecnologias digitais, físicas e biológicas que modificará radicalmente o modo como vivemos – incluindo a maneira como trabalhamos. Se a rapidez no avanço das mais variadas tecnologias já dava sinais de que nada seria como antes, a crise sanitária com a pandemia só acelerou o processo. Novas tendências no setor do trabalho, que já davam sinais de franco desenvolvimento, chegaram mais rápido ao dia a dia das pessoas. Como consequência, novas atitudes devem estar na pauta dos profissionais, independentemente do mercado em que atuam.

Mais especialista, menos generalista

A pluralidade do mercado de trabalho busca profissionais cada vez mais especialistas em suas atividades. Afinal de contas, máquinas, programas e ferramentas podem dar conta do bê-á-bá mais automatizado e geral das atividades. O ser humano pode entrar para resolver problemas mais complexos.

Requalificar, sempre

Já sabe fazer bem alguma coisa? Chegou a hora de se aprimorar ainda mais no tema. A busca contínua por novos conhecimentos para se adequar a novas realidades dentro da mesma área virou, definitivamente, diferencial competitivo. Um bom exercício é substituir a palavra profissão por habilidade.

Soft skills = comportamento assertivo

São as habilidades comportamentais. Hoje valem tanto quanto as habilidades profissionais ou um bom currículo. E isso inclui ter resiliência. Ser proativo, pensando e fazendo além do que a atividade exige. Ir atrás das coisas ao invés de esperar por elas. E encarar imprevistos e problemas como desafios – e ir atrás de sua resolução.

Flexibilidade

Definitivamente, trabalhar em uma mesma empresa por décadas, incluindo aí até a mesma mesa de trabalho, em breve não fará mais parte da realidade do mercado de trabalho. As empresas precisam de profissionais mais flexíveis em relação a formato de contratação e de trabalho, devido a toda uma nova realidade do mercado. Muitas optaram por mandar seus colaboradores para o home office por causa da pandemia e acabaram identificando que, sim, é possível mantê-los nesse formato. Trabalhar em casa virou realidade para quem empreende seu próprio negócio e para quem é funcionário também.

Comunicação

Habilidade para se comunicar com diferentes públicos conta muitos pontos nesta nova realidade mercadológica. Cada vez mais é preciso saber falar bem com o diretor da empresa tanto quanto um analista ou estagiário. Importa encantar o cliente e adaptar-se às diversas personas encaradas no dia a dia.

Muita coisa para aprender, certo? E tudo absolutamente possível. É preciso ressaltar, contudo, mesmo que a maioria das novas habilidades passe pela flexibilização de comportamento e atitude, algo não poderá ser abandonado nunca: a postura profissional. E ter um endereço de referência no mercado e uma estrutura mínima de atendimento fazem a diferença. O Office 424 oferece planos de escritório virtual que incluem endereço comercial e/ou fiscal de prestígio, em um dos pontos mais valorizados de Porto Alegre. Os pacotes incluem, por exemplo, atendimento telefônico em linha compartilhada ou exclusiva, saudação personalizada, gestão de correspondências e ligações. Conte conosco nessa nova etapa do mercado e de sua empresa!

Gostaria de mais informações?

Entre em contato pelo WhatsApp nesse link aqui

Ou agende uma sua visita pelo nosso site clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *