fbpx

5 erros mais comuns de quem trabalha em Home Office

Proteção de Dados
Entenda a Lei de Proteção de Dados na Office 424
16 de abril de 2021
Law/Office 424: planos exclusivos para advogados
11 de junho de 2021
Exibir tudo

5 erros mais comuns de quem trabalha em Home Office

O mundo do trabalho brasileiro estava andando a passos lentos para o Home Office, mas as restrições de convívio impostas pela pandemia de COVID-19 fez esse processo ganhar força e velocidade. Hoje muitos empresas já pensam em manter os postos de trabalho em home office mesmo após o fim da pandemia.

Se você souber administrar esse novo modelo de trabalho pode ser benéfico em diversos sentidos, mas principalmente em qualidade de vida. Por isso, separamos algumas dicas para você avaliar seu Home Office e tira o melhor proveito dele.

Não separar fisicamente o escritório das áreas de convívio família

Muitas pessoas não se programam para trabalhar em casa, essa mudança aconteceu repentinamente, e por isso, não tem um local adequado para essa atividade.

O ideal é ter um espaço reservado do restante da família, que não seja se uso comum de todos. Isso gera maior organização e concentração. Assim, sua atividade pode ser desenvolvida com melhor fluidez e tranquilidade.

E se você mora sozinho o ideal é ter um local para o seu home office e evitar misturar com a sua vida pessoal. Por exemplo, ter uma escrivaninha dedicada para a sua atividade como um cadeira ergonômica, é essencial.

Estabeleça uma jornada de trabalho: hora para começar a trabalhar e hora de encerrar o expediente.

Estando em casa acabamos misturando um pouco a pessoal e o profissional. Por isso, é importante definir uma carga horária e tentar cumpri-la. Atue em casa como se estive na sede da sua empresa.

Algumas pessoas notívagas preferem trabalhar a noite, mas não é por isso que não devem ter uma programação definida. A melhor forma de se organizar é definindo horários. Mesmo que eles nãos sejam os usuais, é importante seguir uma rotina.

Utilizar a mesma linha telefônica para o escritório e para contato pessoais

Sem ter o telefone da empresa a disposição muitas pessoas acabam misturando o contato profissional e o pessoal. Isso em pouca demanda não é um grande problema.

Mas imagine um cliente que tem o costume de contatar fora do horário comercial e vê você online no WhatsApp sem respondê-lo. Coisas simples assim, podem gerar desconfortos desnecessários com seus clientes. O melhor é evitar.

Não se vestir adequadamente para trabalhar

Uma das coisas boas que o home office trouxe foi o conforto. Porém não devemos exagerar quando o assunto é vestimenta já que as roupas causam um efeito no nosso comportamento e cognição, o que é chamado pelos psicólogos chamam de enclothed cognition ou cognição indumentária.

O ato de vestir-se também é uma foram de nos comunicarmos, afinal o que dizemos quando  colocamos um conjunto de pijamas? Então por que trabalhar de pijamas só por que estamos em casa?

No home office podemos escolher roupas confortáveis, mas sem exagero, o ideal é nos vestirmos para trabalhar e condicionarmos nosso cérebro para essa ação.

Misturar as finanças pessoais com as da empresa

Esse é um grande erro dos empreenderes e que vem crescendo com o aumento do home office. Para mensurar a saúde econômica do seu empreendimento é importantíssimo ter um controle financeiro separado do pessoal.

Para saber os gastos de fixos ( água, luz, internet, aluguel, entre outros) faça uma distribuição proporcional ao tempo que passa em casa trabalhando ou descansando.  Quando comprar algo, saiba de qual conta vai sai o valor pagar aquela aquisição, da conta da empresa ou da sua conta pessoa. Não misture.

Enfim, o essencial quando se leva o trabalho para a casa é saber separá-los.

Se você acha que esta perdendo o controle, está se distraindo de mais com as coisas da casa, não consegue seguir o horário que estipulou. Ou não tem um local adequado em casa para trabalhar.  Talvez home office não seja para você, e uma alternativa pode ser um coworking.

Venha conhecer a Office 424 tenho diferentes planos que podem se adequar a sua necessidade. Acesse nosso site clicando aqui ou entre em contato pelo WhatsApp clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *