O certificado digital é um documento eletrônico que possibilita comprovar e autenticar a identidade de pessoas físicas e empresas, assegurando a validade jurídica das transações realizadas com ele.

Quais os formatos de certificados digitais?

Existem dois formatos de certificados digitais, o formato A1 e o A3. O certificado A1 é emitido em um arquivo de computador. Ele possibilidade a utilização do mesmo certificado em mais de uma máquina ao mesmo tempo, além de permitir o uso do certificado por sistemas em servidores. Outra característica deste certificado é que sua validade máximo é de 1 ano. Já o certificado A3 é um certificado emitido em mídia física (cartão ou token). O modelo em cartão requer o uso de uma leitora de cartão tipo smart card, e o tipo token não requer o uso de nenhum hardware adicional, apenas uma porta USB disponível em seu computador. Os certificados do tipo A3 podem ter validade de 1, 2 ou 3 anos.

Quais os tipos de certificados digitais?

Existem três tipos principais de certificado digital, o eCPF, eCNPJ e eNFE. Cada um deles pode ser emitido nos formatos mencionados acima, ou seja, podemos de um eCPF A1, ou eCPF A3 (em token ou cartão, ou eCNPJ A1, eCNPJ A3 e assim por diante. A seguir vamos explicar as diferenças entre os três tipos de certificado.

O certificado eCPF

O eCPF é uma versão eletrônico do CPF de uma pessoa física, e permite realizar operações eletrônicas como assinatura de documentos e acesso a serviços governamentais. O uso do eCPF na assinatura de um documento a autenticidade da assinatura de uma pessoa física, o que garante a validade jurídica desta assinatura.

O certificado eCNPJ

O certificado eCNPJ é a versão digital do CNPJ de uma empresa. Com ele é possível assinar digitalmente documentos, emitir notas fiscais em nome da empresa e acessar serviços governamentais, garantindo a integridade e validade jurídica das transações. Este certificado deve ser emitido obrigatoriamente pelo representante legal da empresa, não sendo possível realizar a emissão através de procurações.

O certificado NF-e

Já o certificado NF-e é um certificado exclusivo para emissão de notas fiscais. É um certificado muito semelhante ao eCNPJ, porém com menos funções. O NF-e não permite, por exemplo, o acesso a serviços governamentais. Este certificado pode ser emitido por meio de uma procuração a um terceiro, que não seja necessariamente o representante legal da empresa.

 

Quer economizar na hora de comprar ou renovar seu certificado?

Clique aqui para comprar ou renovar seu certificado com um SUPER desconto